segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SIGNIFICADO DAS CORES DAS BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS (PERSONALIZADAS). / BRAZIL FLAG'S


 Uma homenagem aos 26 estados brasileiro e mais o Distrito Federal com as suas respectivas bandeiras personalizadas e contendo os significados históricos das cores usadas em cada um das bandeiras e seus autores.


BANDEIRA DO ACRE

Idealizador José Plácido de Castro 1873 / 1908
SIGNIFICADO DAS CORES:

  • A cor amarela simboliza as riquezas da terra; a cor verde, a esperança. A estrela vermelha no canto superior esquerdo simboliza a luz intelectual que orientou a incorporação do Acre ao território nacional e representa também o sangue dos bravos que lutaram pela anexação da área ao Brasil.

BANDEIRA DE ALAGOAS

Idealizador Théo Brandão 1907 / 1981

SIGNIFICADO DAS CORES:

  • As cores das faixas – vermelho, branco e azul – foram escolhidas por serem predominantes no brasão. O vermelho simboliza a coragem, o sangue ilustre, a magnanimidade; o azul a justiça, a lealdade, a beleza e a fidelidade; o branco a esperança, a pureza. Além disso, o azul e o vermelho, combinados por vezes com o branco, são cores tradicionais dos autos e folguedos populares característicos do Estado: Reisados, Guerreiros, Cavalhadas, Quilombos, Pastoris.


BANDEIRA DO AMAZONAS
                                                      
                                                Idealizador desconhecido

SIGNIFICADO DAS CORES:

  •  As duas faixas brancas na horizontal simbolizam a esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas. No canto esquerdo superior há um cantão azul contendo 25 estrelas brancas de cinco pontas que representam os 25 municípios em que se dividia o estado em agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus.

BANDEIRA DO AMAPÁ

                                         Idealizador Antônio Duarte Brito Filho

SIGNIFICADO DAS CORES:
  •  O campo azul simboliza a justiça e o céu amapaense. O verde representa 90% da área do Estado, de floresta nativa, ainda preservada. Simboliza o verde também a esperança, o futuro, o amor, a liberdade e a abundância. O amarelo simboliza a união e as riquezas do subsolo. O branco a pureza e a paz, a vontade do Estado do Amapá em viver com segurança e em comunhão com todos os que nele vivem, significando   ainda que a discórdia não pode ter guarida entre o Poder Público e a   População. O negro simboliza o respeito permanente aos que tombaram no passado, em lutas ou não, e que em vida fizeram algo de bom para o   engrandecimento desta região.


BANDEIRA DA BAHIA

                                  Idealizador Dr. Deocleciano Ramos 1859 / 1924

SIGNIFICADO DAS CORES:

  • Na bandeira da Bahia as cores vermelha, azul e branca foram usadas por serem as mesmas presentes na bandeira dos Estados Unidos, que havia se tornado independente em 1776, cuja a qual serviu de inspiração para a bandeira baiana.


BANDEIRA DO CEARÁ

                                       Idealizador João Tibúrcio Albano 1860 / 1924 

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • As cores da da bandeira do Ceará representam a integração do estado com o Brasil. O verde representa as matas; O amarelo simboliza as riquezas minerais, mais precisamente o ouro; A cor branca representa a paz.


BANDEIRA DO DISTRITO FEDERAL

                                    Idealizador Guilherme de Almeida 1890 / 1969

SIGNIFICADO DAS CORES:

  • A bandeira do Distrito Federal é composta por um retângulo branco representando a paz; um retângulo verde que representa as matas da região; uma cruz em amarelo com um losango verde ao centro, que faz alusão aos indígenas brasileiros, aos pontos cardeais e a cruz de Cabral. As cores da bandeira representam também a fidelidade às cores nacionais.


BANDEIRA DO ESPIRITO SANTO
                                 
                                 Idealizador Dr. Jerônimo Monteiro 1870 / 1933

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • As cores da Bandeira são apresentadas como sendo as das vestes de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do Estado. Azul (harmonia e suavidade); Branco (paz); Rosa (alegria e felicidade)

BANDEIRA DO GOIÁS
Idealizador Joaquim Bonifácio de Siqueira 1883 / 1923

                                 
                         
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • As faixas verdes representam as matas e florestas do estado, enquanto as de cor amarela simbolizam o ouro. O fundo azul do retângulo simboliza o céu e as cinco estrelas representam o Cruzeiro do Sul.

BANDEIRA DO MARANHÃO
                                 
                                          Idealizador Sousândrade 1833 / 1902

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • As listras nas cores vermelha, preta e branca simbolizam a fusão étnica que originou o povo brasileiro. O vermelho representa os índios; o branco representa o europeu, essencialmente o português; o preto representa o africano. No canto superior esquerdo, o quadrado azul representa o céu maranhense. A estrela branca de cinco pontas simboliza o estado do Maranhão.


BANDEIRA DE MINAS GERAIS
                                 
                                          Idealizadores Inconfidentes 1789

SIGNIFICADO DAS CORES:

     O retângulo branco significa paz enquanto que o triângulo vermelho representa o ideal revolucionário dos Inconfidentes.

BANDEIRA DO MATO GROSSO DO SUL
                                         Idealizador Mauro Michael Munhoz 
                      
SIGNIFICADO DAS CORES:
  •  O verde representa a riqueza das matas e dos campos do estado; o branco simboliza a paz e a amizade; o azul representa o céu sul-mato-grossense e a esperança do povo; o amarelo da estrela simboliza a riqueza adquerida através do trabalho do povo.

BANDEIRA DO MATO GROSSO 
                         Idealizador Brigadeiro Antônio Maria Coelho 1827 / 1894
                      
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • O azul representa o céu; o branco simboliza a paz; o amarelo da estrela representa o ideal republicano, ouro e outros minérios encontrados em solo brasileiro; O verde representa a vegetação e a grandeza territorial. Tais cores estão contidas na bandeira brasileira e simboliza a integração do estado à nação.
BANDEIRA DO PARÁ
                         Idealizador Philadelpho de Oliveira Condurú 1825 / 1929




SIGNIFICADO DAS CORES:


  • O vermelho representa a força do sangue do povo paraense, espírito de luta harmonizada e dá provas da dedicação  dos patriotas nas causas da adesão do Pará à Independência e à República, realizadas em 07 de setembro de 1823 e 15 de novembro de 1889, respectivamente; o branco representa o Zodíaco e a faixa planetária, remetendo tanto à Linha do Equador quanto ao Rio Amazonas; A estrela azul de cinco pontas simboliza a posição do estado na bandeira do Brasil. 

BANDEIRA DA PARAÍBA
                                 
                               Idealizadoras Adamantina Neves / Jacinta Neves

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A cor vermelha, que ocupa a maior parte da bandeira, representa a cor do movimento político chamado Aliança Liberal; a cor preta representa o luto da Paraíba pela morte do então governador e candidato à vice-presidência do Brasil, João Pessoa.

 BANDEIRA DO PERNAMBUCO


                                                   Idealizador Antônio Alves


SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A bandeira é composta por duas faixas horizontais, a azul maior na parte superior representa o céu a parte branca menor representa a paz; o arco-iris tem três cores, vermelho, amarelo e branco, simbolizando a paz, amizade e união, que a confederação oferece aos portugueses europeus e aos povos de todas as nações que vierem aos seus portos ou porventura residam nela.

BANDEIRA DO PIAUÍ
                                 
                                                 Idealizador desconhecido

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A bandeira utiliza as mesmas cores da bandeira brasileira simbolizando a integração do estado à nação; o amarelo representa o ouro e outras riquezas minerais do estado; o verde simboliza a esperança; o azul representa o céu; o quadrado azul no canto superior esquerdo representa o céu piauiense e a estrela representa o estado do Piauí na bandeira nacional.

BANDEIRA DO PARANÁ
                                 
                                  Idealizador Manoel Correia de Freitas 1851 / ?

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A cor verde representa a riqueza natural e a biodiversidade do estado; a esfera azul representa o céu paranaense e estampa a constelação do Cruzeiro do Sul; os ramos ao redor da esfera representam as plantas características do estado, erva-mate e pinheiro-do-paraná.

BANDEIRA DO RIO DE JANEIRO
                                 
                                   Idealizador Dr. Alberto Rosa Fioravanti 1942 

SIGNIFICADO DAS CORES:
  • Historicamente o azul e o branco simbolizam a origem portuguesa da cidade, por serem as cores tradicionais da monarquia de Portugal. Nos tempos atuais o  branco simboliza inocência, pureza, beleza, castidade, esperança e paz. O azul simboliza justiça, lealdade, saber, perseverança e vigilância.

BANDEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE
                                 
                                 Idealizador Luís da Câmara Cascudo 1898 / 1986 
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A cor verde simboliza a esperança; a cor branca representa a paz; a cor amarela do escudo simboliza as riquezas minerais;


BANDEIRA DE RONDÔNIA

                                            Idealizador Sílvio Carvajal Feitosa 
                         
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • O verde representa as matas; o amarelo, as riquezas minerais; o azul, o céu rondonense; o branco, a paz; simboliza o estado de Rondônia no bandeira do Brasil.

BANDEIRA DE RORAIMA

                                 
                                                 Idealizador Mário Barreto
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A cor verde representa as densas matas e cerrados encontrados no território do estado e as demais riquezas naturais; o branco significa a paz e a esperança do povo; o azul representa o céu roraimense e o ar puro do estado; a faixa vermelha simboliza a Linha do Equador, que passa pelo território de Roraima;  a cor amarela da estrela simboliza a grande riqueza mineral; a estrela representa o Estado de Roraima na bandeira nacional.

BANDEIRA DO RIO GRANDE DO SUL
                                 
                                 Idealizadores Rebeldes da Guerra dos Farrapos
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • Não existe consenso sobre o significado exato das cores da bandeira do Rio grande do Sul. Entretanto a simbologia mais aceitável é a que considera as cores separadamente; o verde representa as matas dos Pampas e a riqueza natural da região; o vermelho simboliza os ideais revolucionários e a coragem do povo; o amarelo representa as riquezas do território do Rio grande do Sul. 

BANDEIRA DE SANTA CATARINA
                                 
                                     Idealizador José Artur Boitex 1865 / 1934
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • As cores vermelha e verde representam as cores das vestes de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado. 


BANDEIRA DE SERGIPE
                                 
                                      Idealizador José Rodrigues Basto Coelho
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A cor verde representa as matas e a diversidade natural do Estado; o amarelo simboliza a riqueza mineral; o azul representa o céu sergipano; as cinco estrelas simbolizam as cinco fozes de rios existente em Sergipe.

BANDEIRA DE SÃO PAULO
                                 
                             Idealizador Júlio César Ribeiro Vaughan 1845 / 1890
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • As faixas pretas e brancas, simbolizam os dias e noites de lutas dos bandeirantes em favor do Estado; o vermelho do retângulo representa o sangue dos bandeirantes que foi derramado; a cor azul do mapa do Brasil simboliza o vigor dos bandeirantes; as quatro estrelas representam o Cruzeiro do Sul, constelação que indica nossa latitude astral.

BANDEIRA DO TOCANTINS
                                 
                             Idealizador Júlio César Ribeiro Vaughan 1845 / 1890
SIGNIFICADO DAS CORES:
  • A cor azul representa a hidrografia privilegiada da região; o amarelo simboliza as riquezas minerais; o branco a paz; o sol representa a luz que nasce para todos os cidadãos tocantinenses


















                       













































































       


























  


















































































    Um comentário: